VOCÊ CONHECE... A história da Viúva Negra, no UCM?
- Maycon Santos
- 10 de jun. de 2020
- 8 min de leitura

Confiada por alguns e temida pela maioria, a Viúva Negra se esforça para compensar o mal que ela tinha feito no passado, ajudando o mundo, mesmo que isso signifique sujar as mãos no processo.
RED ROOM
Natasha Romanoff foi treinada desde jovem para cultivar um conjunto muito específico de habilidades em uma instalação russa chamada Red Room (Sala Vermelha). Lá ela aperfeiçoou as habilidades que a transformariam em uma guerreira humana que ficaria ombro-a-ombro com super soldados, asgardianos e pessoas em trajes blindados. No entanto, ela finalmente evitou seus mestres da KGB, trocou de lealdade e começou a trabalhar para os mocinhos.

TREINADA PELOS MELHORES
Não exibindo habilidades super-humanas, a Viúva Negra possui níveis humanos de força, agilidade e resistência. Ela é extensivamente treinada para quase perfeição em uma variedade de estilos de luta, como karatê, judô, kung fu e luta livre, e com todos os tipos de armas, tanto tradicionais quanto de alta tecnologia, combinadas com sua formação em ginástica, acrobacias, e ballet para sempre cumprir sua missão.
Ela pode usar uma arma simples, como um bastão de batalha Chitauri ou mesmo o escudo do Capitão América. Suas armas incluem bastões duplos, um par de Glock 26s e as pulseiras Bite da Viúva Negra que descarregam eletricidade. Romanoff também exibe grande habilidade quando se trata de hackear rede de computadores e sistemas tecnológicos para obter informações ou recuperar o controle.

CUIDADO COM A MORDIDA
Muitos dos inimigos da Viúva Negra foram atribuídos a ela, primeiro pela KGB e depois pela S.H.I.E.L.D.
Anos mais tarde, ela ajudou a derrubar Ivan Vanko, Justin Hammer, os Chitauri, HYDRA, Barão von Strucker, e Helmut Zemo, entre outros. E esses são apenas os alvos que conhecemos.
Alguns inimigos notáveis incluem, o Deus asgardiano da mentira, Loki e Ultron. Ela prova um oponente formidável para Loki, que assume que ele é capaz de manipulá-la quando ele lembra de seus erros passados. Em vez disso, é Natasha que fica em vantagem sobre ele, determinando que ele planeja liberar o Hulk como parte de seu plano. Quando Ultron a captura, ela ainda o enfraquece para dar aos Vingadores sua localização, ajudando-os em seu plano para derrotá-lo.

Após os eventos do Acordos de Sokovia e da Guerra Civil, Romanoff é mais tarde forçada a sair do esconderijo com Steve Rogers e Sam Wilson quando Thanos e seus seguidores vêm à Terra em uma busca para ganhar todas as seis Pedras do Infinito, que eliminaria instantaneamente metade da vida no Universo com um estalar de dedos.
ALIADOS DECLARADOS Embora tenha sido criada para ser autônoma e sem ligações, a Viúva Negra provou ser um pessoal excepcional. O colega agente e vingador Clint Barton parece ser o melhor amigo de Natasha Romanoff. Ela sente que lhe deve uma dívida pelo papel que desempenhou ao trazê-la da KGB, em vez de eliminá-la como alvo. Ela parece se importar muito com ele, que até deu a vida dela para sua libertação quando Loki o tem sob seu controle. Além disso, no início, ela é a única Vingadora a saber da existência da família de Gavião.

A Viúva Negra é leal à S.H.I.E.L.D. e ao Nick Fury antes de perceberem que a HYDRA os manipulou. Fury traz Romanoff e Barton quando ele ativa o Protocolo dos Vingadores, colocando-os lado a lado com o Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Thor. Ela luta ao lado de Feiticeira Escarlate, Visão, Falcão, Máquina de Combate, Soldado Invernal, Homem-Aranha, Pantera Negra e Dora Milaje.
PASSADO VERMELHO
De acordo com Arnim Zola, Natasha Romanoff nasceu em 1984. Algum tempo depois, ela foi doutrinada pela Red Room, um programa de treinamento russo que pegou meninas e as transformou em agentes secretos letais. Nesta época, Romanoff conheceu Bucky Barnes durante seu tempo como o Soldado Invernal, embora a natureza exata de seu relacionamento ainda não tenha sido totalmente revelada.
Romanoff provou ser um recurso incrível para a KGB e teve sucesso em muitas de suas missões. Por sua própria admissão, ela não se importava com quem ela levava ou por quê. Há vários anos, a S.H.I.E.L.D. enviou o agente Clint Barton para matar a Viúva, mas ele tomou uma decisão diferente e ajudou a trazê-la como agente da S.H.I.E.L.D.
A Viúva Negra teve seu primeiro gostinho da vida de Super Herói quando o diretor Nick Fury a designou para posar como Natalie Rushman e manter um olho em Tony Stark, que já havia dito ao mundo que ele era o Homem de Ferro. Como seu novo assistente nas Indústrias Stark, Romanoff viajou com Stark para Mônaco, onde enfrentou Ivan Vanko. Pouco depois de se revelar como uma agente da S.H.I.E.L.D. , ela injetou dióxido de lítio em Stark para ajudá-lo a lidar com o envenenamento por paládio do reator de arco em seu peito.

Após os eventos do ataque de Justin Hammer e Ivan Vanko na Apresentação da Expo Stark, Romanoff avaliou Homem de Ferro como um ativo importante, mas observou que Stark sofria de comportamento compulsivo, tendências autodestrutivas, e narcisismo, tornando-o impróprio para o programa Vingadores pelos padrões da S.H.I.E.L.D.
Dois anos mais tarde, o agente da S.H.I.E.L.D. Phil Coulson enviou-a numa missão secreta na Índia, depois do agente Barton ter sido comprometido, para recrutar Bruce Banner, o Hulk, para ajudar a localizar o Tesseract que tinha sido roubado por Loki. Reunindo-se como os Vingadores, Romanoff, juntamente com Banner, Stark, Steve Rogers, o irmão de Loki, Thor, e Barton, livres de seu estado hipnótico, foram forçados a lutar contra Loki. O príncipe asgardiano usou o Tesseract para abrir um portal, libertando o seu exército de invasores alienígenas, os Chitauri, nas ruas de Nova York. Fechando com sucesso a fenda e neutralizando a ameaça, Romanoff retornou à S.H.I.E.L.D. com Barton.
Poucos anos após a Batalha de Nova York, Romanoff e Capitão América receberam uma missão para retomar a Estrela da Lemúria liderados por Georges Batroc. A Viúva tinha uma missão secreta do Diretor Fury para recuperar arquivos confidenciais da S.H.I.E.L.D. num pendrive. Na posse da unidade, Fury se tornou o alvo de um assassino, o Soldado Invernal. Hackeando os arquivos protegidos, Romanoff e Rogers foram para Camp Leigh, onde a consciência de Arnim Zola revelou que a HYDRA não só sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, mas manipulou a S.H.I.E.L.D. desde o início, com o Soldado Invernal. Apesar de se sentir enganada por trocar os senhores da KGB por secretas da HYDRA, Viúva Negra trabalhou com o Capitão América, o recém-recrutado Falcão (Sam Wilson), e o ferido, mas vivo, Diretor Fury para colocar um plano em prática e evitar o da HYDRA. Eles precisavam não só parar este plano, Projeto Insight, destinado a massacrar milhões considerados uma ameaça à nova ordem mundial da HYDRA, de ser iniciado, mas também parar o Soldado Invernal, que foi revelado ser o melhor amigo de Steve Roger, que sofreu uma lavagem cerebral, Bucky Barnes.

Depois de revelar os segredos da S.H.I.E.L.D. e da HYDRA, bem como sua própria história sombria, Romanoff apareceu diante do Senado defendendo o desmantelamento da S.H.I.E.L.D. Com todos os seus disfarces revelados, ela deu a Rogers, documentos sobre o Soldado Invernal e depois saiu para encontrar uma nova identidade.
A Viúva Negra se juntou aos Vingadores um ano depois em Sokovia, quando a equipe invadiu a base da HIDRA do Barão Barão von Strucker para recuperar o cetro de Loki. Sob a influência dos poderes telecinéticos da Feiticeira Escarlate, Wanda Maximoff, Romanoff foi forçada a reviver seu passado de pesadelo com a KGB e a Cerimônia de Formatura da Red Room que a esterilizou.
Com a Torre dos Vingadores comprometida por Ultron, os Vingadores saíram do mapa para a propriedade de Barton. As propostas românticas de Romanoff foram rejeitadas por Banner, que acreditava que não havia futuro com ele sabendo o quão perigoso seu alter-ego é. Abrindo-se sobre seu passado, Romanoff revelou como ela se vê como um monstro também.
Capturada por Ultron em uma base da Hidra de Sokovian, Banner foi enviada para libertar Viúva Negra, onde ela declarou seu amor por ele. Reunindo-se com os Vingadores, os heróis lutaram contra os drones de Ultron e ajudaram os Sokovianos em segurança. Após a batalha, Romanoff tentou fazer contato com Banner, mas Hulk cancelou a chamada, entrando em modo furtivo e desaparecendo por dois anos.

FUGINDO
Na sequência da batalha de Ultron e do recrutamento de novos Vingadores Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e Falcão, o secretário de Estado, Thaddeus Ross promulgou os Acordos de Sokovia, um acordo que os Vingadores deveriam assinar que os tornaria parte das Nações Unidas, um ato que o Capitão América se opôs fortemente. Apesar de sua natureza de operar nas sombras e sua amizade com Rogers, Romanoff acreditava que o melhor jogo seria ficar juntos e se juntar à equipe de Stark em apoio à supervisão governamental.
No clímax da Guerra Civil, Romanoff revelou que estava do lado de Rogers, mesmo segurando o Pantera Negra, a fim de Rogers e Barnes para lidar com Helmut Zemo. Traída, Stark avisou-a que Ross e o governo virão atrás dela. Romanoff deixou o Quartel-General dos Vingadores como fugitiva.

Fugindo e operando com o Capitão América, o Falcão e a Viúva Negra foram forçados a sair das sombras depois de ajudar a Feiticeira Escarlate e o Visão a afastar-se da Próxima Meia-Noite e do Corvus Glaive na Escócia, e a maior ameaça de Thanos enquanto ele perseguia as seis Joias do Infinito para acabar com metade de toda a vida no Universo.
Dirigindo-se para o Complexo dos Vingadores no norte de Nova York, Viúva Negra, Capitão América, Falcão, Visão e a Feiticeira Escarlate se reuniram com James Rhodes, que ignorou as exigências do Secretário de Estado Ross para prender os fugitivos, e Bruce Banner, que estava desaparecido depois de passar vários anos no espaço.
Numa tentativa de separar Visão da Joia da Mente para que pudessem destrui-la e mantê-la longe das mãos de Thanos, o grupo viajou para Wakanda. Juntadas pelas tribos de Wakanda e Dora Milaje, a Viúva Negra e os Vingadores apresentaram uma frente às hordas alienígenas de Thanos.

Wakanda, oprimida pelos alienígenas Outriders, recebeu uma ajuda muito necessária com a chegada de Thor, seu recém-adquirido Stormbreaker (Rompe-Tormentas), e Os Guardiões da Galáxias, Rocket e Groot. Durante a batalha, Viúva Negra, Okoye e Feiticeira Escarlate trabalharam juntas para tirar Próxima Meia-Noite do jogo.
Quando Thanos finalmente chegou à Terra, a Viúva Negra tentou, sem sucesso, impedir o Titã Louco de obter a Joia da Mente de Visão. Com todas as seis Joias do Infinito agora na sua posse, Thanos tirou metade de toda a vida no Universo da existência. Em Wakanda, Viúva Negra, junto com Okoye, M'Baku, Rocket, Thor, Capitão América, Máquina de Combate e Hulk, sobreviveram ao genocídio e assistiram impotentes à desintegração de muitos de seus amigos e aliados.
O FIM

Portanto, chegamos à sua cena maior e mais impactante de sua história. Em Ultimato, a Fase 3 dá à Viúva Negra uma conclusão digna de se vangloriar de toda a sua trajetória. Em pequenas cenas do longa de 2019, vemos o quanto a heroína se controla em relação às suas emoções e temores. Inconformada com o desfecho da história, a heroína alimenta a esperança de consertar tudo.
Enfim, no audacioso plano de recuperar as joias do Infinito, Viúva Negra e Gavião Arqueiro caem em Vormir, onde “dorme” a joia da alma. “O que mais desejam está diante de vós, assim como o que mais temem”. Uma alma em troco de outra. A regra era clara. E, Natasha, “estava pronta” para “consertar” tudo, para reparar os erros que cometeu.
Decerto, ela se entrega, sacrifica-se para salvar seus amigos. Trazer de volta todos que Thanos transformou em pó. O longa de 25 de abril de 2019 encerra o arco do Thanos. Dirigido por Anthony Russo e Joe Russo.
Comments